CODFISH WATERS

Obama e Religião

Posted in Estados Unidos by António Luís Vicente on 26 Fevereiro, 2008

 

Questão complexa. Principalmente porque na Europa temos muita dificuldade em compreender o papel da religião na vida e na política americana. Há uma tendência para a caricatura e para tratar alguns casos específicos e circunscritos de maior extremismo como representativos do mainstream religioso americano.

Mas caricaturas aparte, algo que de facto distingue os EUA da Europa é a facilidade com que os políticos tiram referências religiosas da algibeira. Desenganem-se os que pensam que o fenómeno está confinado ao partido republicano ou à direita evangélica. Alías, para mim, um dos exemplos mais flagrantes e representativos deste fenómeno foi o discurso de Bill Clinton na apresentação oficial dos resultados do “Human Genome Project”. Num dos momentos mais importantes da história recente da ciência,  Clinton sentiu a necessidade de abrir o seu discurso dizendo “Today, we are learning the language in which God created life.”, afirmando mais à frente  que “we are gaining ever more awe for the complexity, the beauty, the wonder of God’s most divine and sacred gift.”

As posições religiosas expressas por Obama podem ser consideradas moderadas para o contexto norte-americano. Na melhor tradição de eficiência americana, as mesmas podem ser convenientemente analisadas neste memo preparado pela campanha. Para Obama, a questão religiosa é particularmente sensível porque segundo alguns comentadores, está a instalar-se entre sectores da população a ideia de que Obama é um muçulmano disfarçado. Esta extraordinária ideia não pode infelizmente ser ignorada pelos estrategas do candidato. Uma reacção de pânico poderá ser “aumentar o volume” do discurso cristão. Vai ser interessante – e um bom teste – ver a forma como Obama lidará com a situação. 

(fotografia: Jeff Haynes/AFP/Getty)

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Obama e Religião II « CODFISH WATERS said, on 26 Fevereiro, 2008 at 4:24 pm

    […] Estados Unidos by António Luís Vicente em Fevereiro 26th, 2008 Duas horas depois de escrever este post, descubro, via Público, que anda a circular (com origem no campo de Hillary, segundo os […]


Deixe um comentário