CODFISH WATERS

Marginal Revolution

Posted in Portugal by António Luís Vicente on 29 Abril, 2008

O estudo sobre “Os Jovens e a Política”, conduzido pela Universidade Católica, encomendado e mal-interpretado pelo presidente da república, é a melhor notícia de Abril. Principalmente a primeira conclusão do relatório:

Quer de um ponto de vista quer absoluto quer comparativo, é notória a insatisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia, assim como a existência de atitudes favoráveis a reformas profundas ou mesmo radicais na sociedade portuguesa. Contudo, entre os mais jovens (15-17 anos) e os jovens adultos (18-29 anos), essa insatisfação é algo menos pronunciada do que entre os mais velhos, assim como tendem a existir entre eles atitudes mais favoráveis (especialmente entre os mais jovens de todos) a reformas incrementais e limitadas na sociedade portuguesa.

A oitava conclusão também é interessante (embora não mereça referência na análise de João Pinto e Castro no 5 Dias, talvez por lapso freudiano) e surpreendente apenas para os mais distraidos (como Marcelo Rebelo de Sousa, por exemplo, que de há uns meses para cá insiste que a fórmula para a vitória do PSD é a insistência na “categoria” centro-esquerda*):

O posicionamento ideológico dos jovens tende a estar mais à direita do que a generalidade da população, mas aquilo que mais claramente os distingue é o facto de percepcionarem menor utilidade das categorias “esquerda” e “direita” na compreensão da vida política. Este maior “desalinhamento” ideológico também se reflecte num maior desalinhamento partidário.

Suspeito que os “problemas de interpretação” a que temos assistido nos últimos dias explicam-se pelo carácter pouco simpático, para políticos e jornalistas, das conclusões do estudo. Afinal, ninguém gosta de concorrência.

Já no que diz respeito ao voto, a sua eficácia, do ponto de vista dos jovens, sofre a “concorrência” de outras formas de participação, especialmente a ligada ao associativismo e ao voluntariado.

Os jovens encontram-se menos expostos à informação política pelos meios de comunicação convencional do que o resto da população. E em geral – e não apenas aqueles que ainda não chegaram à idade do voto – os jovens tendem a exibir menores níveis de conhecimentos políticos.

* – (ADENDA) No quadro 47 “Colocação na escala esquerda-direita por faixa etária”, constata-se que apenas o grupo “65 anos e mais” mostra uma ligeira tendência centro-esquerda.

Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. João Pinto e Castro said, on 30 Abril, 2008 at 9:52 am

    O posicionamento ideológico dos jovens é um tópico distinto do seu interesse ou desinteresse pela política. Foi por isso que não o referi, tal como não referi outros que não vinham ao caso.

  2. codfish said, on 30 Abril, 2008 at 11:10 am

    Fair enough – o tema do seu post era mais a participação.

    Mas não me parece que o posicionamento ideológico seja um tópico assim tão distinto do interesse pela política. A maior rejeição de categorias ideologicas e partidos pode, por exemplo, explicar um maior interesse na participação política pela via associativa. Um pendor mais de direita pode talvez explicar uma favorecimento de reformas graduais e limitadas.

    É perigoso tentar ler demasiadas coisas e causas nas sondagens mas continuo a pensar que o posicionamento ideológico tem alguma relação com a participação política – aliás, a intervenção cívica tem sido assumida como uma causa de esquerda e como factor de diferenciação de uma direita menos crente no papel do estado e da política.

    António

  3. caodeguarda said, on 2 Maio, 2008 at 11:09 am

    Que o Sr. Silva tenha interpretado mal, não é novidade… falta saber o que é que o Sr. Silva sabe fazer bem… que o PSD da velha guarda o intrepete mal é triste mas mostra o porquê da sua queda em termos eleitorais… a ver vamos se o debate interno trás um partido reformulado, aliás agora que faliu a “ala liberal” do CDS têm a oportunidade de ouro de agregar uma boa parte da direita liberal, o que será impossível com Manuela Ferreira Leite e seguidores.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: