CODFISH WATERS

A história do fim do fim da história

Posted in Uncategorized by António Luís Vicente on 12 Maio, 2008

Há uns anos Frederico Lourenço adaptou a Odisseia para crianças. Hoje resolvi adaptar um post do 5 dias – “o fim do fim da história” – para adultos: 

Era uma vez a esquerda e a direita e os seus amigos socialismo, social-democracia e conservadorismo. Viviam todos num reino chamado Ocidente. Um dia a direita acordou e disse “venci-te, socialismo…o jogo acabou”. Mas no fundo, no fundo, quem tinha ganho era a social-democracia.

A esquerda era mal comportada e fazia muitas asneiras…pelo que teve que parar e descansar um bocado. “ufa, estou cansada”. A direita estava toda repimpona, pois viu um muro a cair.

Viviam-se os dias do Caranguejo, e o sol brilhava no reino do Ocidente. Era primavera e o amor estava no ar: o conservadorismo gostava da social-democracia, mas tinha vergonha de o dizer.

De modo que o passo seguinte da direita foi avançar para o neo-conservadorismo (um primo – ou talvez não – do conservadorismo, que tinha acabado de chegar ao reino). 

Os cacos estão à vista de todos. A história está a chegar ao fim. Quando? Logo que o mundo se consciencialize verdadeiramente da dimensão do buraco em que os maus mergulharam a América. 

Existe por vezes a tendência para infantilizar a política, para cair num antropoformismo de categorias e conceitos, para tratar processos históricos como se fossem decisões tomadas em quartos cheios de fumo de charuto, pelas 2 da manhã  (“o passo seguinte da direita foi…”), para simplificar em demasia, encontrando causas primordiais para tudo. É uma tendência natural, mas que se deve procura combater e não abraçar, como se constata no citado post. E julgo que o facto de ser um post em vez de um artigo de fundo não desculpa estes aspectos – ninguém é obrigado a explicar a evolução política da humanidade nas últimas duas décadas em 5 curtos parágrafos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: